quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dicas para sua Viagem a Itália

              E aí, pessoal, tudo certo?
         A Itália é um país da Europa que recebe milhares de turistas todos os anos, inclusive do Brasil. Assim, no post de hoje eu vou dar dicas para quando você estiver fazendo turismo por lá. Desde informações do ponto de vista cultural quanto dicas para te ajudar a planejar a viagem. Essas dicas servem pra várias regiões turísticas, principalmente para o norte da Itália: Milão, Roma, Florença, Veneza, etc.
Trens: a maneira mais cômoda de se locomover na Itália.   
  • Existem duas empresas de trens na Itália: Trenitalia e Italo.
  • Existem trens regionais, mais baratos e simples, e trens de alta velocidade (Freccia Rossa, Freccia Argento, etc). Os bilhetes podem ser comprados online ou nas próprias estações.
  • Trens Regionais: são mais lentos e operam em distâncias menores.Geralmente os preços dos trens regionais não variam muito com a antecedência que se compra o bilhete. Não há poltrona numerada e você precisa apenas timbrar seu bilhete em uma das máquinas localizadas nas estações de trem antes de embarcar. Basta inserir seu bilhete e ele será timbrado.
  • Trens de Alta Velocidade: São rápidos e confortáveis. O preço do bilhete varia bastante com relação a antecedência da compra. As poltronas são numeradas e você escolhe seu lugar na hora da compra. Antes de embarcar, basta levar seu bilhete impresso ou na versão digital. Dica: a Trenitália geralmente lança os bilhetes no sistema com 3 meses de antecedência. Se você comprar com essa antecedência poderá conseguir ótimos preços.
  • Caso você queira, por exemplo, sair de Gênova (Itália) com destino a Nice (França), é possível comprar passagens de trem saindo da Itália para um destino fora da mesma pelo site da Trenitália. Basta clicar na aba tutti i treni (todos os trens).


Alimentação: Obviamente você precisa se alimentar durante sua viagem, então fique com essas dicas
  • Café da manhã: o típico café da manhã italiano é composto por um capuccino e um corneto, que é um croissant doce, recheado com creme, chocolate ou nutella. É isso que você vai encontrar nas cafeterias da Itália pela manhã. Claro que existem outras opções caso você prefira algo menos tradicional ou apenas não queira comer doces logo pela manhã.
  • Refeição completa: uma refeição completa na Itália é composta por 2 pratos, além de uma possível sobremesa. O primeiro prato (primo piatto) geralmente é uma massa. Quando você finalizar o primeiro prato, te trarão o segundo prato (secondo piatto), que geralmente é algum tipo de carne (bovina, suína, peixe, etc) juntamente com o contorno, que nada mais é do que o acompanhamento, geralmente batatas ou legumes. Assim, se você comprar uma refeição completa na Itália, é isso que você vai receber.
  • É possível comprar separadamente os pratos de uma refeição completa, caso você queira comer apenas o primo piatto ou apenas o secondo piatto. Italianos tradicionalmente bebem água ou vinho durante as refeições. Refrigerantes e sucos também estão disponíveis nos restaurantes, mas são opções preferidas pelos turistas e não por italianos
  • Pizza: É uma opção de alimentação mais econômica. A pizza italiana é individual, menor do que a pizza brasileira e mais fina. A massa é bem fininha e deliciosa. O recheio é menor porém o conjunto costuma ser muito saboroso. As principais opções de pizza são margherita, mozzarella, prosciutto e salamino. Quando estiver na Itália, aproveite pra saborear a pizza italiana, mas não a compare com a brasileira. Pra mim, são coisas diferentes, ambas muito boas.
  •  Nunca ouvir falar em pizza de frango na Itália, e acredito que não exista. Também nunca vi uma pizza meio a meio.
  • Kebap: Não é de origem italiana, mas é muito fácil de encontrar na Itália (e em toda Europa, acredito eu). Guardadas as devidas proporções, é uma espécie de Subway barato e nada saudável. Trata-se de um pão recheado com lascas de carne (de cordeiro, de peru.. ou qualquer tipo), vegetais e molho. Você pode pedir o Kebap panino (em um pão pita) ou arrolato (ao invés de pão, o sanduíche é feito numa massa e enrolado). Se estiver com muita fome e o sanduíche parecer pequeno pra você, peça fritas para acompanhar.
  • Copperto: é uma taxa de serviço por pessoa cobrada em restaurantes e pizzarias italianas quando há atendimento na mesa. Seria o correspondente ao nosso 10%. Geralmente o valor do copperto é de cerca de 2 a 4 euros por pessoa. Alguns restaurantes não cobram. Verifique sobre o copperto antes de entrar no restaurante para evitar surpresas.
  • É comum na Itália ver uma pequena bandeja bem na frente do caixa do restaurante ou cafeteria. Isso porque geralmente os italianos preferem não pegar o dinheiro diretamente da mão dos clientes. Ao invés disso, eles esperam que você coloque o dinheiro na bandejinha. Repare que, caso haja troco, o caixa também o colocará sobre a bandeja ao invés de dá-lo na sua mão.


Gelato: Ah.. o gelato... é simplesmente delicioso! Não deixe de provar os diversos sabores de gelato enquanto estiver na Itália. Vá a diversas gelaterias e tente descobrir seus sabores favoritos! Os meus são fondente (chocolate meio amargo) e Iogurte.

         E por hoje são essas as minhas dicas, pessoal. Espero que tenham gostado. Compartilhem nas redes sociais e fiquem atentos ao próximo post! Abraços

0 comentários:

Postar um comentário