quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Malta - Parte I

          Olá pessoal, tudo bom?
         O post de hoje vai ser sobre um lugar turístico bastante fora do comum. Uma pequena pérola no Mar Mediterrâneo que certamente vale a visita. Estou falando de Malta!
         Localizado ao sul da ilha de Sicília, Itália, Malta é um país independente constituído de um arquipélago, cujas três ilhas principais são Malta, Gozo e Comino. Com cerca de 316 km² e aproximadamente 40 km em sua maior extensão, é um dos menores países da Europa. Por sua posição estratégica no controle do tráfego marítimo no Mar Mediterrâneo desde o século XVI, Malta já foi conquistada por diversos povos e países, sendo os últimos os ingleses, que aceitaram a independência do povo maltês em 1964. O idioma oficial de Malta é o Maltês mas o Inglês figura como idioma cooficial, de forma que você poderá visitar o país se comunicando apenas em inglês. (Afinal, onde é que você vai fazer aulas de maltês...).
         Do ponto de vista turístico, Malta apresenta alguns museus interessantes. Mas a paisagem é, na minha opinião, o maior atrativo do arquipélago. Com sua formação rochosa característica, Malta é cheia de penhascos. Somando-se isso ao mar azul, a paisagem é maravilhosa! Mas antes de falar sobre as atrações turísticas, algumas dicas de como planejar a viagem!

Planejamento
         Antes de tudo, a moeda de Malta é o Euro e o país faz parte do espaço Schengen, o que facilita bastante a viagem ao arquipélago se você estiver na Europa (ou pelo menos na maior parte dela). Acredito que a melhor forma de se chegar a Malta (senão a única forma) é tomando um vôo. Eu saí de Turim, na Itália, e cheguei a Malta voando pela boa e velha Ryanair. O pouso foi no Aeroporto Internacional de Malta, o único do arquipélago, situado em Valetta, capital do país.
         Em relação a preços Malta é um lugar bastante interessante. Você encontrará hotéis com preços bem acessíveis e bem mais baratos que a maioria dos hostels das capitais européias. Assim, aproveite para escolher um hotel legal. Se você quiser, pode usar o buscador de hoteis do Booking aqui na barra lateral do blog para encontrar os melhores hoteis com melhor preço!
         Agora uma dica importante de planejamento: Malta não possui um bom sistema de transporte público. Assim, eu sugiro fortemente que você alugue um carro para passear pelo arquipélago. Essa opção também se torna atrativa pois os preços de aluguel de carro geralmente são razoáveis e também porque, como o arquipélago é pequeno, você provavelmente não vai gastar muito com combustível. Mas nem tudo são rosas: como herança da colonização inglesa, Malta adota a mão esquerda, o que torna dirigir por lá um desafio. Além disso, recomendo locar um veículo com seguro total pois as ruas e vagas são muitas vezes apertadas e pequenos danos podem ocorrer. Experiência pessoal.
         Finalizadas as dicas de planejamento, vamos ao que interessa: as atrações.

Atrações
         Como eu comentei acima, o arquipélago tem belíssimas atrações turísticas. Fiquei em Malta por apenas 4 dias; assim vou tentar falar a vocês um pouco do que eu conheci desse país, começando pelas atrações da ilha principal.
         A primeira atração é a linda St Peter’s Pool ou, para os mais íntimos, Piscina do São Pedro. Trata-se de uma piscina natural criada a partir de uma formação rochosa em formato bem peculiar. A água é bastante cristalina e a rocha ao redor da piscina é bem plana, de forma que a região fica bastante convidativa a um banho de sol ou a simplesmente sentar no chão e observar a paisagem. Vale a pena notar que a região não possui infraestrutura, como restaurantes, então é melhor você levar tudo o que precisar.

Saint Peter's Pool

         Segundo a Bíblia, o apóstolo Paulo teria sofrido um naufrágio em uma de suas viagens a Roma. Resgatado em Malta, o apóstolo teria vivido ali por algum tempo. E é essa tradição que nos leva às nossas próximas atrações: A Gruta de São Paulo, suposto local de oração do apóstolo, e a Igreja de São Paulo.
         A Gruta de São Paulo é, na verdade, uma parte das Catacumbas de São Paulo, um conjunto de catacumbas milenares nas quais acreditavam que o apóstolo havia sido enterrado. Mas a informação não confere pois segundo a Bíblia, Paulo teria sido morto e enterrado em Roma. De qualquer forma, deu nome ao local.
A Entrada das Catacumbas

         A Igreja de São Paulo foi construída próxima à Gruta por motivo de comemoração dos três meses de permanência do apóstolo no local, segundo a tradição. Foi construída no século XVII e tem uma bela aparência embora não seja grande e magnífica. E falando em igrejas, Malta possui diversas igrejas católicas apesar do seu pequeno tamanho.

Igreja de São Paulo

St. Mary’s Parish Church!

Arquitetura bonitinha em Malta

Lembranças da dominação inglesa

Um pouco das belas paisagens do arquipélago
Dicas
  •  Outra herança do domínio inglês sobre Malta é o padrão das tomadas, que segue o padrão britânico da primeira revolução industrial não muito convencional.
  • Procure visitar Malta no verão. Assim você aproveita também as praias.
  • Malta também apresenta bons preços no que diz respeito a alimentação se comparada a outras capitais da Europa.
    Malta é um lugar que certamente vale a pena visitar! Na semana que vem eu continuo falando do arquipélago focando nas belas paisagens e atrações turísticas do lugar. Não percam! Até semana que vem! Abraços

0 comentários:

Postar um comentário